terça-feira, 4 de maio de 2010

PIOLHOS...


Os piolhos são pequenos insectos do tamanho de uma semente de alpista. Eles vivem nos cabelos e picam o couro cabeludo para sugar sangue. Eles não pulam nem voam, mas podem locomover-se muito rápido. Isto dificulta encontrá-los no cabelo. Eles infectam pessoas de todas as idades e raças, mas são menos comuns em crianças negras por causa do formato dos cabelos.

As lêndeas são os ovos do piolho. Os piolhos prendem os seus ovos aos cabelos com uma “cola” à prova d’água. Os ovos são depositados próximos ao couro cabeludo. Procure os ovos na nuca e atrás das orelhas. Esses ovos não podem ser removidos com água nem retirados com pente. Eles devem ser tirados um a um.

Causas

Os piolhos podem espalhar-se rapidamente de uma pessoa para outra:

-Compartilhar chapéus, bonés, cachecóis, pentes, escovas, capacetes e roupas
-Deitar na mesma cama, sofá ou tapete
-Participar de jogos de contacto
-Usar peças de roupa que foram guardadas em armários e gavetas com piolhos ou lêndeas
Para desinfectar a casa contra piolhos

Lave todas as roupas (inclusive chapéus, bonés, cachecóis e casacos) e todas as roupas de cama, toalhas de banho e de rosto que tiverem sido usadas ou entrado em contacto com uma pessoa infectada nos últimos três dias. Lave tudo na máquina de lavar com água quente e detergente, e depois seque. Na máquina de secar, use o ciclo quente por pelo menos 20 minutos
Deixe pentes, escovas e capacetes imersos em água bem quente (55 °C ou 130 °F) por 10 minutos.
Travesseiros, bichos de pelúcia, roupas e outros objectos que não possam ser lavados devem ser limpos a seco e mantidos em um saco plástico hermeticamente fechado por duas semanas
Passe o aspirador de pó em todos os tapetes, carpetes e cortinas. Coloque o saco do aspirador de pó em um saco plástico, feche-o bem e deite fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador de Visitas

free counter

Seguidores

ATRAVÉS DESTE BLOGUE OS PAIS PODERÃO ACOMPANHAR AS ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS SEUS EDUCANDOS.

Arquivo do blogue