ESQUERDINOS E A ESCRITA
por M.K. Holder, Ph.D.
Ensinar uma criança a escrever com a sua mão esquerda não é o oposto de ensinar a escrever dextros.
As línguas que são escritas da esquerda para a direita, como o Português, são mais difíceis de escrever com a mão esquerda - um dextro escreve para longe do seu corpo e arrasta o lápis, enquanto um esquerdino tem de escrever para perto do seu corpo e de empurrar o lápis
Se a uma criança esquerdina for apenas permitido que escreva com a mão esquerda mas não for ensinada a como escrever, a criança pode desenvolver um modo de escrever desnecessariamente desconfortável, ineficaz, lento e confuso que será uma tribulação para toda a vida. Por isso, é especialmente importante para os pais e professores compreender como devem ensinar crianças esquerdinas a escrever correctamente.
Os factores mais importantes são: a posição do papel em que se escreve, a posição do braço e pulso e a preensão do instrumento de escrita.
O modo de escrever «em forma de gancho» que se observa com frequência em esquerdinos resulta da falta de treino adequado. Não é assim que um esquerdino deveria escrever. Os esquerdinos adoptam esta postura, porque estão a tentar ver o que estão a escrever e não querem sujar o que acabaram de escrever com a sua mão, enquanto conferem uma inclinação para a direita às suas letras. Ambos os problemas são mellhor resolvidos pelo posicionamento do papel e pela preensão do lápis (entendendo-se que uma inclinação para a direita não é obrigatória e que são aceitáveis letras direitas ou inclinadas para a esquerda) (Referências: Clark 1959:7; Szeligo et al. 2000).
Posição do Papel
Para uma criança esquerdina, o papel deveria ser colocado para a esquerda da linha média do seu corpo e inclinado de modo a que o canto superior direito do papel esteja mais próximo da criança do que o canto inferior esquerdo. O papel é colocado de modo a que a mão da criança esteja para a esquerda e afastada do corpo, no início da linha de escrita, e termine a linha com a mão mais próxima do corpo e em frente a ele ou ligeiramente para a esquerda da sua linha média. O ângulo a que o papel está inclinado varia de acordo com cada criança - o que é importante que a criança recorde é que deve manter o braço perpendicular à extremidade da página . O pulso deverá estar direito (não curvado) e a mão usada para escrever deverá estar abaixo da linha de escrita.
Ensine-se as crianças esquerdinas a recordar três coisas quando estão a aprender a escrever:
•
A agarrar o lápis ~ 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta
•
A inclinar o papel de modo a que o braço faça um ângulo recto com a sua extremidade (e a que o canto superior direito da página esteja próximo de quem escreve),
•
A escrever com a mão abaixo da linha de escrita e com o pulso direito.
Uma vez que o acto de escrever envolve todo o braço, inclinar o papel confere ao escrevente a posição mais eficiente e confortável para o pulso, cotovelo e ombro. Alguns professores acham que é útil deixar a criança esquerdina começar a escrever ou praticar a escrita num quadro de giz montado numa parede (ou no chão, usando um pau num solo mole e liso). Isto permite que a criança mova todo o braço livremente, mantenha o pulso direito e não se preocupe com ver ou sujar a sua escrita, facilitando à criança a sua concentração na aprendizagem das formas das figuras (Referências: Gardner1945;Clark1959).
Preensão do Lápis / Caneta
As pessoas que escrevem com a mão esquerda precisam de agarrar o instrumento de escrita a uma distância suficiente da ponta que lhes permita ver o que está a ser escrito e também a não sujar o que acabou de ser escrito. Professores e investigadores recomendam que a criança agarre o lápis entre 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta (Referências: Gardner 1945; Cole 1955; Clark 1959).
Se uma criança tem tendência para agarrar o instrumento de escrita demasiado junto da ponta, o professor pode fazer uma marca no lápis na distância correcta, para lembrar ao aluno onde deve prender o lápis. O pulso deve estar bastante direito e não marcadamente curvado. Um problema comum a todas as crianças que começam a escrever é o aperto demasiado firme do lápis, o que torna a escrita tensa e cansativa.
Geralmente a criança aprende a relaxar a sua preensão à medida que a escrita se desenvolve, mas os professores podem lembrar aos alunos que segurem o instrumento de escrita suavemente. A prática frequente e a permissão da escrita de letras grandes também ajudam as crianças a relaxar a sua preensão. A criança tenderá naturalmente a reduzir o tamanho da escrita à medida que atinge um melhor controlo motor (Clark 1959).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Seguidores
ATRAVÉS DESTE BLOGUE OS PAIS PODERÃO ACOMPANHAR AS ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS SEUS EDUCANDOS.
Arquivo do blogue
-
▼
2010
(1069)
-
▼
maio
(121)
- PARA O SIMÃO...
- O NOSSO PRESENTE...
- Sem título
- Sem título
- O QUE MAIS GOSTAMOS DE FAZER...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- ADOREI ESTE DESENHO!!!!
- ESTE RINOCERONTE FICOU UM ESPECTÁCULO!!!
- A NOSSA VISITA AO ZOO...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- PARA A CATARINA MITITELU QUE FEZ ONTEM ANOS!!!!
- OS NOSSOS BICHINHOS JÁ ESTÃO A FAZER CASULO!!!!
- A NOSSA VISITA DE ESTUDO...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- O NOSSO PRESENTE...
- HOJE FIZEMOS UM LANCHE DIFERENTE...AO AR LIVRE!!!!
- Sem título
- ANIMAIS QUE VAMOS ENCONTRAR NO ZOO...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- TEXTO RETIRADO DO BLOGUE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- HOJE TENTÁMOS FAZER REUNIÃO DE CONSELHO!!!!
- HOJE FOI DIA DE ARRUMAÇÃO DOS TRABALHOS LIVRES NAS...
- LIMPEZA DA CAIXA DOS BICHOS-DA-SEDA...
- O TOMÁS TROUXE UM NINHO PARA A ÁREA DA CIÊNCIA...
- DIA 21 DE MAIO VAMOS AO JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA...
- AS NOSSAS CRIAÇÕES...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- AS NOSSAS CONSTRUÇÕES...
- DESENHO DA NOSSA FAMÍLIA...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- AS NOSSAS CRIAÇÕES...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- PROJECTO "À DESCOBERTA... "
- Sem título
- Sem título
- AULA DE AERÓBICA DADA PELA PROFESSORA MARTA...
- À MEMÓRIA DA SOFIA FARIA...
- PARTILHA DA MÃE PAULA CABRAL
- PINTURA COM BERLINDES...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- O QUE FIZEMOS HOJE...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- A NOSSA ILHA DOS GORMITTIS
- PIOLHOS...
- O TOMÁS CONTOU A HISTÓRIA DO INDIOZINHO...
- PROJECTO "À DESCOBERTA... "
- HOJE DESCOBRIMOS QUE O MELHOR MEIO DE TRANSPORTE P...
- AS NOSSAS OBRAS DE ARTE...
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
- Sem título
-
▼
maio
(121)
Sem comentários:
Enviar um comentário